I'm a Title. Click to edit me

Vila Pouca de Aguiar / Barragem da Falperra / Alvão
Entre as cidades de Chaves e Vila Real está um dos sítios mais belos de Portugal: Vila Pouca de Aguiar.
Se ainda não conhece o concelho de Vila Pouca de Aguiar não sabe o que perde. Desde o centro de VIla Pouca, passeando até às Pedras Salgadas, Castelo do Pontido até à "nossa" Barragem da Falperra a vista será sempre deslumbrante e a ligação com a Natureza será constante. Se procura umas férias sãs, com ar puro e descanso, aqui tem tudo isso e muito mais.





Sou uma descrição

Sou uma descrição

Sou uma descrição

Sou uma descrição

I'm a description. Click to edit me

I'm a description. Click to edit me

I'm a description. Click to edit me

I'm a description. Click to edit me

I'm a description. Click to edit me

I'm a description. Click to edit me

I'm a description. Click to edit me

I'm a description. Click to edit me




Vila Pouca de Aguiar
Encaixado entre as Serras do Alvão e da Padrela, Vila Pouca de Aguiar é a porta de entrada para a região do Alto Tâmega, estendendo-se o seu território por uma área de 437,1Km2, composto por 14 freguesias. . Quem procura Vila Pouca de Aguiar, vem atraído pela natureza, cultura e gastronomia, beneficia de excelentes acessos rodoviários, desde Lisboa, Porto, Guimarães ou Viseu; Galiza, Astúrias ou Castela-Leão.
Vila Pouca de Aguiar tem para oferecer locais únicos, paisagens retemperadoras, alojamento hospitaleiro e tradições vivas.
Barragem da Falperra / Alvão
A Lagoa do Alvão, também conhecida como Barragem da Falperra, inclui-se no Sítio de Interesse Comunitário Alvão/Marão criado, no âmbito da Rede Natura 2000, para importância dos seus habitats naturais de fauna e flora.
Beneficia de um parque de lazer que está integrado num extenso arvoredo, ladeado por uma belíssima mata, pautada por imponentes fragas que circundam todo o lago. É uma zona de lazer e de repouso, propícia ao convívio e ao contacto com a natureza, através de trilhos pedestres sinalizados.
Aqui poderá também fazer Stand Up Paddle enquanto observa a natureza em todo o seu explendor. Poderá ver falcões ou se tiver sorte uma lontra ou uma raposa.
Parque Termal das Pedras Salgadas
O Parque Termal de Pedras Salgadas é um dos mais belos parques do interior de Portugal, e tem a sua origem na segunda metade do séc. XIX. Dotado de uma fauna e flora característica, ao longo de 20 hectares, goza de um microclima favorável, que potencia o esplendor da natureza. Com um grande lago, piscinas e percursos pedestres marcados, o parque convida a um passeio a pé ou de bicicleta, entre família ou amigos.
Por entre o valioso património edificado destaca-se o Balneário Termal, o antigo Casino que hoje em dia acolhe todo o tipos de eventos e as várias fontes termais: a Fonte D. Fernando, a Fonte D. Maria Pia (situada no interior de uma pequena gruta), a Fonte do Penedo e Grande Alcalina, a bela Fonte de Pedras Salgadas e a Fonte Preciosa.
É neste local que tem origem a premiada Água das Pedras, que aqui pode ser provada, «in natura», exatamente como brota da fonte.
Castelo de Aguiar
O Castelo de Aguiar é um ponto de elevado interesse turístico, porque resulta de uma singular conjugação da natureza com o engenho humano. Trata-se de um castelo roqueiro, apoiado numa gigantesca fraga granítica, cujas origens remontam aos séculos IX/X. As inquirições de 1220 referem uma fortaleza em funcionamento, que poderia integrar residência senhorial.
Este Monumento Nacional (1982) inclui-se em área natural classificada, e beneficia de acessos facilitados. O miradouro implementado no ponto mais alto da fortificação permite uma visão panorâmica sobre o Vale de Aguiar.
Complexo Mineiro Romano de Tresminas
O Complexo Mineiro Romano de Tresminas representa uma das mais importantes explorações de ouro do Império Romano. Os séculos I e II d.C. foram de intensa atividade mineira, principalmente para exploração de ouro, mas também de outros minérios, como prata e chumbo. Destes trabalhos resultou um conjunto monumental formado pelas cortas de exploração a céu aberto e por um interessante complexo de poços e galerias subterrâneas. Durante cerca de dezoito séculos, este património mineiro permaneceu bem preservado, o que motivou a sua classificação como Imóvel de Interesse Público (1997) e, mais recentemente, a classificação de alguns componentes do sistema de abastecimento de água a esta zona mineira como Monumento de Interesse Público (2012).